Como funciona um rolamento?

Como funciona um rolamento?

Saiba mais sobre o funcionamento do rolamento; descubra onde comprá-lo

Os rolamentos são itens muito utilizados no mercado, sendo essenciais em diversas aplicações, sobretudo no âmbito industrial. Apesar de populares, muitas pessoas não sabem como funciona um rolamento. 

Tenha em mente que os rolamentos são um tipo um componente que permite movimento rotativo (controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Mas, não para por aí. 

Conheça agora tudo sobre os rolamentos, como se dá seu funcionamento, quais suas aplicações e onde comprá-los. 

Afinal, como funciona um rolamento?

Para entendermos como funciona um rolamento, é essencial sabermos o que é esse tipo de componente. 

Então, saiba que o rolamento é um dispositivo usado para permitir o movimento rotacional ou linear, de modo a reduzir o atrito e o estresse. 

Semelhante às rodas, os rolamentos são dispositivos capazes de rolar (daí surgiu seu nome), servindo para diminuir o contato entre a superfície do rolamento e a superfície que está sendo rolada. 

Trata-se de um componente mais fácil de mover, tanto de forma linear ou rotativa. Isso porque, com o atrito reduzido, a velocidade e a eficiência são maiores.

Funcionamento detalhado do rolamento

Os rolamentos fazem uso de uma estrutura relativamente simples: uma roda com uma superfície interna e externa de metal liso, usada como auxiliar no rolamento. 

Uma esfera própria carrega o peso da carga, de maneira a impulsionar a rotação do rolamento. Contudo, saiba que nem todas as cargas colocam a força em um rolamento da mesma maneira. Por isso, existem dois tipos diferentes de carregamento: radial e axial.

Vale dizer que a carga radial, como em uma polia, coloca o peso sobre o rolamento, fazendo com que ele gire como resultado da tensão. 

A carga axial, por sua vez, é a carga que o rolamento recebe no sentido do eixo, ou seja, lateral.

Tipos de rolamentos

  • Rolamentos autocompensadores.
  • Rolamentos axiais.
  • Rolamentos radiais.
  • Rolamentos rígidos de esferas.
  • Rolamentos de esferas de contato angular.
  • Rolamentos de rolos cilíndricos.
  • Rolamentos de rolos cônicos.
  • Rolamentos de rolos esféricos.

Onde comprar rolamentos?

Os rolamentos devem ser adquiridos, preferencialmente, em empresas especializadas no fornecimento desse tipo de componente. 

Então, recomenda-se procurar uma empresa experiente e bem avaliada no mercado, como é o caso da CLD Rolamentos. 

A CLD Rolamentos é uma empresa bem avaliada no mercado, conhecida por fornecer o que há de mais completo em rolamentos para a Grande São Paulo. 

CLD Rolamentos: referência em rolamentos em Guarulhos e região

A CLD Rolamentos é uma das empresas mais bem avaliadas quando se trata de rolamentos em Guarulhos e Grande São Paulo. 

Colocamos à disposição uma ampla gama de rolamentos, visando fornecer produtos diferentes para atender as mais diversas necessidades. 

Gostou de saber como funciona um rolamento e onde comprá-lo na Grande São Paulo? Então, acompanhe o blog da CLD para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta