Cola anaeróbica: o que é e para que serve?

Cola anaeróbica: o que é e para que serve?

Conheça mais sobre a cola anaeróbica, para que serve e quais suas características

Os adesivos anaeróbicos são itens colantes muito populares e importantes no âmbito industrial. Trata-se, então, de uma cola fundamental para inúmeras aplicações. 

O que é cola anaeróbica e para que servem?

As colas anaeróbicas, conhecidas também como adesivos anaeróbicos, são colas monocomponentes feitas à base de metacrilatos ou poliorganossiloxano e outros polímeros e substâncias. Esse produto tem como característica a capacidade de se curar, isto é, se solidifica à temperatura ambiente quando privados do contato com o oxigênio.

Embora as aplicações para os adesivos anaeróbicos sejam muito diferentes, na maioria dos casos o adesivo proporciona uma alta resistência ao cisalhamento e à temperatura.

Estamos falando de itens que se fixam em poucos minutos à temperatura ambiente e curam completamente em 24 horas. A cura completa dos adesivos anaeróbicos pode ser alcançada mais rapidamente através de uma exposição a curto prazo ao calor.

Além disso, é válido ressaltar que os adesivos anaeróbicos preenchem por completo os espaços entre os componentes. Por conta disso, são usados normalmente para aumentar a capacidade de vedação ou fixação de uma junta montada mecanicamente.

Adicionalmente, saiba que os adesivos anaeróbicos incluem fixadores de roscas, vedantes de roscas, fixação e vedantes de juntas.

Como é feita a aplicação do adesivo anaeróbico?

Para aumentar o desempenho, as superfícies devem ser limpas, isentas de oleosidade e sujeira, antes de aplicar o adesivo anaeróbico.  Use um cotonete, se preciso, para uma limpeza mais eficaz.

Feito isso, espere pela secagem completa da superfície antes de aplicar o adesivo. Aproveite para inspecionar o componente em busca de trincas causadas por aperto excessivo.

Para materiais como aço inox, alumínio, ferro fundido e zamac, recomenda-se a utilização de um ativador, que seria um acelerador de cura para os adesivos anaeróbicos.

Por fim, para aplicações com parafusos em furos cegos, o adesivo deve ser aplicado na parte inferior do furo, durante o aperto o ar será deslocado, forçando o adesivo para cima, para os fios de rosca.

Onde comprar cola anaeróbica?

A cola anaeróbica é um produto que deve ser adquirido em empresas e lojas especializadas. 

Nesse caso, opte por empresas experientes, que ofereçam um bom e amplo catálogo de produtos, como é o caso da CLD Rolamentos. 

CLR Rolamentos: referência em cola anaeróbica

A CLD Rolamentos é uma empresa tida como referência no mercado, distribuindo desde 1999 o que há de melhor em produtos e acessórios industriais.

Vale lembrar que a CLD Rolamentos conta com a mais completa linha de cola anaeróbicas, rolamentos, mancais, retentores adesivos Threebond, correntes e engrenagens, correias e polias, lubrificantes, Molykote, graxas, rodas e rodízios, entre outros produtos.

Gostou de conhecer mais sobre a cola anaeróbica? Então, acompanhe o blog da CLD Rolamentos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta