O que é mancal e para que serve?

O que é mancal e para que serve?

Saiba agora tudo sobre o que é mancal e para que serve; conheça o local ideal para comprá-lo

Existe uma ampla gama de acessórios e peças industriais extremamente importantes no dia a dia, entre os quais está o mancal. 

Apesar de ser relativamente comum, muitas pessoas não sabem o que é mancal e para que serve. 

A fim de acabar de uma vez por todas com qualquer dúvida, que tal conhecer tudo sobre os mancais, desde suas características até suas principais aplicações. 

Afinal, o que é mancal? 

Basicamente, o mancal é um elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos). 

Via de regra, são itens fabricados em ferro fundido ou aço, sempre bipartidos (base e tampa). 

No mercado, atualmente, entre os principais tipos de mancais, podemos destacar os modelos rotativos ou de rolamento, bem como os modelos de deslizamento ou de bucha.

Vale lembrar que tanto os eixos como os rolamentos são elementos girantes de uma máquina. Para funcionarem, necessitam de um suporte de apoio, que é conhecido como mancal.

Qual é a função de um mancal?

Basicamente, a função do mancal é servir de apoio para eixos girantes e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou elemento rolante. 

Tenha em mente ainda que os mancais estão sujeitos às forças de atrito devido à rotação do eixo. Assim, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal.

Não à toa, estamos falando de um componente fundamental em qualquer máquina ou equipamento, sobretudo quando o objetivo é obter eficiência na transmissão de potência em sistemas mecânicos. 

Vale dizer que qualquer falha nos mancais pode causar a parada do equipamento e, consequentemente, a perda de produção. Logo, trata-se de um produto muito importante e que merece todo o cuidado. 

Onde comprar mancal?

O mancal é um produto essencial, como dito, e por esse motivo deve ser adquirido em lugares especializados no seu fornecimento. 

A dica é escolher uma empresa experiente, profissional, respeitada e bem avaliada no mercado. Dentro desse perfil está, por exemplo, a CLD Rolamentos. 

A CLD Rolamentos é tida como referência no fornecimento de buchas mancais em Guarulhos e toda a Grande São Paulo. 

Nós fornecemos produtos de primeira linha, com garantia de qualidade, a fim de atender às necessidades e demandas de cada cliente.

Gostou de conhecer o que é mancal e para que serve? Então, acompanhe o blog da CLD para continuar lendo conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta