Entenda para que servem os produtos pneumáticos e quais suas aplicações

Saiba mais sobre os produtos pneumáticos, suas aplicações, características e vantagens

A pneumática, assim como a elétrica e a hidráulica, é muito comum em aplicações de automação industrial. Portanto, estamos falando de uma área muito importante para diferentes segmentos e sistemas industriais. Por consequência, ao passo que a área pneumática é essencial, os produtos pneumáticos também ganham espaço no mercado. 

Os produtos ou equipamentos pneumáticos se destacam pela capacidade de aumentar a produtividade a um custo operacional relativamente mais baixo.

Mas, apesar da importância, você sabe exatamente para que servem os produtos pneumáticos e quais suas aplicações? 

A fim de responder essa e outras perguntas, no artigo de hoje falaremos mais sobre os produtos pneumáticos. Confira!

O que é a pneumática?

Pneumática é o ramo da engenharia que estuda e faz uso de gases comprimidos ou ar pressurizado. Na indústria, é utilizado, principalmente, o ar atmosférico comprimido por um compressor, sendo muito comum em uma variedade enorme de indústrias e aplicações.

Inclusive, é por meio de um compressor que se gera o ar comprimido necessário para uma variedade de aplicações, como cilindros, motores ou ferramentas pneumáticas. 

Além disso, via de regra, opta-se pela pneumática por ser uma opção mais barata, flexível e segura se comparada à elétrica ou hidráulica. 

Produtos pneumáticos: características, aplicações e importância

Os equipamentos pneumáticos são tidos como essenciais, especialmente os utilizados no âmbito industrial, uma vez que são essenciais para a realização de uma série de atividades. 

É sempre importante saber que os equipamentos ou produtos pneumáticos são ideais para execução de movimentos lineares. Além disso, sua fabricação é mais simplificada quando comparada aos equipamentos hidráulicos, por exemplo, o que gera, naturalmente, uma vasta lista de benefícios.

Entre as vantagens, os equipamentos pneumáticos proporcionam maior segurança para realização contínua de movimentos, já que podem ser usados tanto em ambientes quentes quanto úmidos, tudo sem oferecer qualquer risco. Os preços mais em conta também estão ao lado dos produtos pneumáticos, sendo esse um dos principais benefícios. 

Saiba ainda que os produtos pneumáticos contam com ótima durabilidade, isso porque a realização dos trabalhos mecânicos geram desgaste mínimo para as peças, fazendo com que elas durem mais quando comparadas a outros equipamentos.

Por fim, saiba que uma aplicação pneumática normalmente terá cilindros pneumáticos, válvulas de controle, a parte de preparação de ar e acessórios. 

Inclusive, tenha em mente que a CLD Rolamentos, fornece itens como cilindros, válvulas, filtros, reguladores e conexões instantâneas para produtos pneumáticos. 

Gostou do artigo sobre para que servem os produtos pneumáticos? Então, acompanhe o blog da CLD para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta