O que são adesivos anaeróbicos e quais suas características

Saiba mais sobre os adesivos anaeróbicos e suas características, aplicações e vantagens

Quando imaginamos produtos para fins industriais, muitas pessoas têm em mente equipamentos e máquinas modernas. Contudo, existem pequenos itens que são utilizados em aplicações industriais, cuja importância para os sistemas onde são inseridos é enorme. Saiba que esse é justamente o caso dos adesivos anaeróbicos. 

Os adesivos anaeróbicos consistem em um produto que evita que os componentes metálicos se afrouxem devido à vibração, protegendo também as juntas contra a corrosão e a oxidação.

Quer saber mais ainda sobre os adesivos anaeróbicos? Então, continue lendo este artigo para conhecer tudo sobre esse produto. 

O que são adesivos anaeróbicos?

Os adesivos anaeróbicos são colas monocomponentes à base de metacrilatos ou poliorganossiloxano e outros polímeros e substâncias. Como característica, esse produto é capaz de se curar, ou seja, se solidifica à temperatura ambiente quando privados do contato com o oxigênio.

O que são adesivos anaeróbicos e quais suas características

Além disso, os adesivos anaeróbicos preenchem por completo os espaços entre os componentes. Por conta disso, são usados normalmente para aumentar a capacidade de vedação ou fixação de uma junta montada mecanicamente. 

Os adesivos anaeróbicos incluem fixadores de roscas, vedantes de roscas, fixação e vedantes de juntas.

Em suma, portanto, os adesivos anaeróbicos são uma estrutura que, dentro dos sistemas de hidráulica, promovem perfeita proteção aos cisalhamentos e outros deslocamentos prejudiciais ao funcionamento das peças. 

Vantagens dos adesivos anaeróbicos

Os adesivos anaeróbicos oferecem uma série de vantagens, sobretudo o fato de esse tipo de produto ser capaz de evitar prejuízos com escapes, garantindo, assim, uma rotina industrial mais tranquila, sem empecilhos e problemas. 

E não para por aí, já que os adesivos anaeróbicos também são capazes de oferecer resistência à vibração, fluidos e altas temperaturas, bem como previnem vazamentos e não contaminam sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Aplicações do adesivo anaeróbico

Os adesivos anaeróbicos são aplicáveis em diferentes áreas do setor industrial, se fazendo presente em diferentes sistemas. 

Na prática, vemos esses adesivos nos segmentos metalúrgico, automotivo e de manutenção, estando disponíveis em 14 tipos, divididos em quatro linhas: trava rosca, fixação cilíndrica, vedação de tubos e elimina as juntas. 

A vedação nesses segmentos é feita por processo químico, desencadeado quando há ausência de oxigênio na presença de íons de metal, e o tempo de cura é de aproximadamente 15 min. 

Adesivos anaeróbicos: importantes em diferentes aplicações

Agora que conhece mais sobre os adesivos anaeróbicos, com certeza fica mais fácil perceber o quão importantes são para as mais diversas aplicações no setor industrial. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da CLD Rolamentos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta