Rolamentos de precisão: onde comprar, características e aplicações

Saiba onde comprar rolamentos de precisão e conheça suas características e aplicações

Os rolamentos de precisão estão entre os produtos mais comuns em equipamentos e máquinas do setor industrial, sendo considerado um produto fundamental para que os sistemas onde são inseridos funcionem de forma adequada.

Devido à sua importância, naturalmente saber mais sobre os rolamentos de precisão, onde comprá-lo e quais são suas características e aplicações é primordial para tomar a melhor decisão possível. 

Tendo isso em mente, ao longo deste artigo falaremos mais sobre os rolamentos de precisão, destrinchando suas propriedades, benefícios, funcionalidade e muito mais. Confira! 

O que são rolamentos de precisão?

Os rolamentos são componentes que permitem o movimento rotativo (seja ele controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Esse tipo de dispositivo serve para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato (eixos, polias e mancais de rolamento, por exemplo).

Rolamentos de precisão: onde comprar, características e aplicações

Isto é, podemos definir o rolamento como um elemento cuja função é carregar e suportar cargas, facilitando e apoiando a ação rotativa de um objeto, reduzindo o esforço e a força para sua locomoção. 

Os rolamentos podem ser classificados como um componente de transmissão mecânica e utilizado em uma vasta gama de aplicações, especialmente na área industrial.

Agora, o rolamento de precisão nada mais é que o rolamento utilizado em aplicações onde há a necessidade de um alto nível de precisão. 

Opta-se, portanto, pelos rolamentos de precisão em aplicações onde os rolamentos mais comuns e padronizados não conseguem executar adequadamente sua função.

Entre algumas das principais características do rolamento de precisão, podemos destacar o fato de proporcionarem maior velocidade, auxiliarem a manter uma boa rigidez do sistema, gerarem menos calor, entre outras vantagens.

Aplicações rolamento de precisão

Os rolamentos de precisão são produtos que podem ser utilizados de forma ampla no mercado. Afinal, existem diversos tipos de rolamentos de precisão à disposição, o que aumenta suas possibilidades de uso.

Confira algumas das mais comuns aplicações do rolamentos de precisão:

  • Indústria de semicondutores;
  • Máquinas de corte de metal e madeira;
  • Fresas de alta velocidade;
  • Bombas de vácuo;
  • Equipamentos de impressão;
  • Fusos de máquinas.

Onde comprar rolamentos de precisão?

Você pode comprar rolamentos de precisão em empresas especializadas em produtos e acessórios industriais. 

Empresas que atuam com esse tipo de produto oferecem um vasto leque de opções de produtos, ajudando na escolha do item ideal para cada necessidade. 

A dica é escolher uma empresa experiente, com amplo portfólio e diversificado catálogo de produtos, como a CLD Rolamentos, uma das mais bem conceituadas empresas da Grande São Paulo. 

Escolhendo uma empresa que se adeque a essas características, sem dúvida você tomará a melhor decisão possível. 

Gostou do artigo? Então, não deixe de acompanhar o blog da CLD Rolamentos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta