Tipos de rolamentos: conheça suas características

Fique por dentro dos melhores tipos de rolamentos

Existem diferentes tipos de equipamentos no setor industrial, sendo os rolamentos um dos mais comuns. Esse tipo de produto, porém, não possui um modelo único e universal. Isto é, podemos encontrar diferentes tipos de rolamentos, cada um com suas respectivas características e aplicações. 

Com uma ampla variedade de rolamentos, é importante saber seus diferentes tipos, suas aplicações e características, entre outros fatores que precisam ser levados em consideração. 

Antes de falarmos efetivamente sobre os tipos de rolamentos, é importante sabermos também o que são esse tipo de dispositivo e para que servem. 

Afinal, o que é rolamento industrial?

Tipos de rolamentos: conheça suas características

Rolamento industrial pode ser definido como um componente que tem como objetivo permitir o movimento rotativo entre dois ou mais elementos

Além disso, os rolamentos são capazes de reduzir o atrito de deslizamento entre as superfícies de contato, tais como eixos, polias e mancais de rolamento.

Via de regra, o rolamento é composto de elementos rolantes -esferas, rolos e agulhas-, pista de rolamento e gaiola. 

Por fim, os rolamentos podem ser classificados como um componente de transmissão mecânica, comum em diferentes aplicações.

Tipos de rolamentos industriais

Existem atualmente no mercado diferentes tipos de rolamentos, cada um com suas respectivas aplicações e especificidades. 

Confira agora alguns dos modelos de rolamentos mais comuns do mercado. 

Rolamentos fixos de esferas

O rolamento fixo de esferas é o tipo mais comum entre todos os tipos de rolamentos. Enquanto característica, nesse tipo de rolamento o canal da pista, tanto no anel interno como no anel externo, apresentam um perfil lateral em arco, com raio ligeiramente maior que o das esferas. Além disso, a carga radial permite o apoio da carga axial em ambos os sentidos.

Os rolamentos fixo de esferas podem ser encontrados com uma ampla variedade de séries e em graus superiores de precisão.

Rolamentos de rolos cilíndricos

Os rolamentos de rolos cilíndricos são produzidos em diferentes modelos, séries e tamanhos. As diferenças de projeto estão relacionadas ao número de carreiras de rolos, dos flanges de anéis internos/externos, dos materiais e dos designs das gaiolas.

Vale ressaltar que os rolamentos suportam perfeitamente aplicações que enfrentam cargas radiais pesadas e velocidades altas. Além disso, devido à acomodação do deslocamento axial , eles oferecem alta rigidez, atrito baixo e vida útil longa.

Por fim, os rolamentos de rolos cilíndricos também estão disponíveis em designs vedados ou bipartidos.

Rolamentos axiais de esfera

Os rolamentos axiais de esferas são feitos como rolamentos de escora simples ou de escora dupla. 

Tenha em mente que os rolamentos axiais de esferas de escora simples podem receber uma carga axial apenas em um sentido. Em contrapartida, os rolamentos axiais de esferas de escora dupla podem receber carga axial em ambos os sentidos.

Outros tipos de rolamentos industriais 

  • Rolamentos de rolos cônicos;
  • Rolamentos autocompensadores de rolos;
  • Rolamentos axiais autocompensadores de rolos;
  • Rolamentos de precisão para máquinas;
  • Rolamentos de esferas de contato angular;
  • Rolamentos autocompensadores de esferas.

Agora que conhece mais sobre os tipos de rolamentos e suas características, fica mais fácil compreender a importância de escolher o modelo certo! 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da CDL Rolamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *