O que é rolamento e qual sua função?

Descubra o que é um rolamento e qual sua função

O rolamento é um dispositivo extremamente comum no âmbito industrial ou em aplicações específicas. Sua função é muito importante e faz com que o sistema funcione adequadamente. Por essas e outras características, ao longo deste artigo falaremos mais sobre o que é rolamento e sua sua função. 

O objetivo é mostrar que se trata de um produto extremamente comum e vital em muitos processos, desde sistemas simples até os mais complexos. 

Além disso, mostraremos alguns dos modelos mais comuns e populares, de maneira e evidenciar a ampla gama de tipos de rolamentos que estão à disposição no mercado. 

Afinal, o que é rolamento? 

Os rolamentos são dispositivos desenvolvidos para permitir o movimento rotativo, seja ele controlado ou não, entre mais de um elemento.  Esse tipo de componente pode ser classificado como um dispositivo de transmissão mecânica muito utilizado nos mais diversos tipos de aplicações, sobretudo na fabricação de produtos, máquinas e ferramentas.

O que é rolamento e qual sua função?

Quanto à função, os rolamentos têm como objetivo reduzir consideravelmente o atrito ou fricção entre as superfícies de contato, sejam elas eixos, polias ou mancais de rolamento, por exemplo.

Em outras palavras, o rolamento consiste em um componente desenvolvido para facilitar e dar suporte à ação rotativa de um objeto, reduzindo o esforço e a força para sua locomoção.

Já falando sobre sua composição, os rolamentos contam com elementos rolantes, tais como esferas, rolos ou agulhas; pista de rolamento e gaiola. 

Tenha em mente ainda que os rolamentos são capazes de suportar cargas axiais ou radiais, de maneira a reduzir o esforço de movimento em um componente.

Tipos de rolamentos mais comuns

Existem no mercado atualmente diferentes tipos de rolamentos disponíveis, sendo os mais comuns os:

  • Rolamentos axiais;
  • Rolamentos radiais
  • Rolamentos fixos de esferas;
  • Rolamentos de rolos cilíndricos;
  • Rolamentos de rolos cônicos;
  • Rolamentos axiais de esfera;
  • Rolamentos autocompensadores de rolos;
  • Rolamentos axiais autocompensadores de rolos;
  • Rolamentos de precisão para máquinas – ferramentas;
  • Rolamentos de esferas de contato angular;
  • Rolamentos autocompensadores de esferas.

Onde comprar rolamentos?

Atualmente, o melhor local para comprar rolamentos é em uma empresa especializada no fornecimento desse tipo de componente. 

Somente uma empresa que atue neste segmento industrial é capaz de entregar o que há de melhor em acessórios industriais, incluindo os rolamentos. 

Portanto, a recomendação é optar por uma empresa experiente, com bom conhecimento técnico e prático, como a CLD Rolamentos. 

Outra importante dica é não se esquecer de solicitar um orçamento, pois é através dele que você terá pleno conhecimento do atendimento da empresa, dos tipos de rolamentos ao seu dispor e, principalmente, dos valores envolvidos. 

Seguindo todas as dicas acima, sem dúvida torna-se mais fácil escolher uma empresa especializada em rolamentos. 

Saber o que é rolamento nunca foi tão fácil

Portanto, agora que sabe o que é rolamento e qual sua função, com certeza é mais fácil entender sua importância e escolher o modelo mais adequado para sua necessidades. 

Não se esqueça também das dicas na hora de escolher uma empresa fornecedora de rolamentos. Elas são importantes para uma tomada de decisão segura e acertada. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o nosso blog para mais novidades. Até a próxima! 

Telefone: 11 2413-4949

2 comentários em “O que é rolamento e qual sua função?”

Deixe uma resposta