O que é um acoplamento e quais suas aplicações?

Saiba mais sobre os acoplamentos, suas características, aplicações e vantagens

Atualmente, existem uma série de produtos industriais que são fundamentais em suas respectivas aplicações. No artigo de hoje, falaremos mais especificamente sobre os acoplamentos, o responsável pela conexão entre dois sistemas maquinários.

Ainda que sejam relativamente comuns, muitas pessoas não sabem o que é um acoplamento e quais suas aplicações. Tendo isso em mente, detalharemos as características desse dispositivo e mostraremos como ele pode ser importante ao longo deste conteúdo.

Afinal, o que é um acoplamento?

O acoplamento consiste em um conjunto mecânico constituído de elementos de transmissão que fazem a conexão entre sistemas maquinários. 

O que é um acoplamento e quais suas aplicações?

Tais elementos têm como função reduzir vibrações, compensar desalinhamentos, aumentar a vida útil de redutores, motoredutores e máquinas acionadas.

Portanto, podemos afirmar que os acoplamentos são elementos de transmissão mecânica que têm como função principal promover a transmissão de torque de um acionamento.

Atualmente, existem no mercado diferentes tipos de acoplamentos, cada um deles desenvolvido para aplicações e funções específicas, sendo utilizados conforme a demanda dos processos e das máquinas industriais.

Via de regra, os acoplamentos buscam melhorar o desempenho de toda a operação de uma indústria, através do uso do modelo mais adequado para cada necessidade. 

Por fim, no que se refere à característica, o acoplamento, de modo geral, é composto por dois flanges (discos onde são fixados os eixos), um cubo (local onde é encaixado o eixo) e por elementos de fixação, como parafusos, que são responsáveis por fazer a ligação das conexões flangeadas.

Tipos de acoplamentos mais comuns

Como mencionamos, há diversos tipos de acoplamentos à disposição no mercado, cabendo a cada um escolher o modelo que melhor se adéqua à respectiva demanda. 

Entre os acoplamentos mais comuns, podemos destacar:

  • Acoplamentos flexíveis;
  • Acoplamentos elásticos;
  • Acoplamentos grandes;
  • Acoplamento pino;
  • Acoplamentos cruzeta.

A escolha pelo acoplamento ideal é fundamental para garantir um tempo de vida maior para os sistemas e equipamentos em que são inseridos, aumentando a longevidade de redutores, motoredutores e máquinas acionadas, por exemplo.

Aplicações dos acoplamentos

Como dito anteriormente, os acoplamentos, por terem vários modelos, são bastante versáteis, o que aumenta consideravelmente sua aplicação no mercado, colocando-os como itens comuns em segmentos voltados à mineração, siderurgia, petróleo e gás; indústria alimentícia e metalúrgica.

Comumente, os acoplamentos, independentemente do modelo, podem ser usados em máquinas de embalagens, compressores, transportadores, agitadores, elevadores de cargas, extrusoras e muito mais. 

Acoplamentos: fundamentais em quaisquer aplicações

Conhecendo melhor o que é um acoplamento e quais suas aplicações e modelos mais comuns, sem dúvida fica fácil compreender a importância desses dispositivos para os mais diversos projetos e aplicações. 

Portanto, lembre-se de escolher o acoplamento certo para suas necessidades, bem como não se esqueça de comprá-lo em uma loja confiável e experiente, como é o caso da CLD Rolamentos. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da CLD Rolamentos. Até a próxima!

Deixe uma resposta